quarta-feira, 23 de março de 2011

Aventuras: A Bela Desaparecida, de Rita Basílio

Obra: A Bela Desaparecida
Autor: Rita Basílio
Ilustrador: Fátima Afonso
Editora: Porto Editora (2007)

Turmas participantes e datas:
4º anos (2 de Fevereiro  e 16 de Março de 2011)
6º anos (23 de Fevereiro e 3 de Março de 2011)
3º e 4º anos da escola do Pico (15 e 29 de Março de 2011)



As turmas do 6º ano vieram a sessões com esta obra porque, da primeira vez que a história foi contada, alguns alunos assistiram ao seu início e ficaram entusiasmados. Desta feita, pediram à sua professora de Português para participar.

Breve apresentação das actividades:

Antes da leitura
- Apresentação da mala do Reino Mágico da Fantasia (local onde se passa parte da acção da história) e do Rei deste mesmo Reino;
- Quem poderá viver neste Reino? - discussão oral;
- Apresentação do título da obra e da sua capa e discussão oral sobre estes elementos;

Durante a leitura
- Leitura expressiva da obra com recurso às ilustrações que se encontram enroladas e ornamentadas com argolas, fazendo com que pareçam pequenos tesouros;
- Durante a leitura é pedido aos alunos que completem oralmente as expressões que são repetidas na obra e é-lhes igualmente pedido que respondam a algumas perguntas sobre o que irá acontecer.

Depois da leitura
- Apresentação da Mala dos Contos (com as cartas do jogo Arca de Contos): dentro da mala dos contos está um baralho de cartas com diferentes categorias (personagem humana, caracterização, personagem animal, espaço, acção, objecto mágico e palavra-chave). Cada uma destas categorias tem 10 cartas. Para cada uma das categorias é tirada uma carta e o resultado é registado numa "Ficha técnica do Conto". Depois de termos um elemento para cada categoria é explicado aos alunos que irão escrever um conto baseado naqueles dados e tendo em conta que todos devem iniciar com "Era uma vez" e terminar com "Vitória, vitória, acabou a história". Todos estes textos serão compilados numa colectânea cujo nome os alunos ainda vão decidir.

Daqui a alguns dias poderás ver aqui o resultado desta actividade. Mas, por enquanto, fica com as fotografias das sessões e dos materiais. 
 



Colectânea de textos resultante desta actividade

0 comentários:

Enviar um comentário