domingo, 27 de março de 2011

Aventuras: O Guardador de árvores, de João Pedro Mésseder

Obra: O Guardador de árvores
Autor: João Pedro Mésseder
Ilustrador: Horácio Tomé Marques
Editora: Trampolim


Distinção do Júri do Prémio Nacional de Ilustração 2009


Turmas participantes e datas:
2º e 5º anos (24 de Março de 2011)


Esta actividade realizou-se no âmbito da Semana da Leitura e era de entrada livre. Foi muito interessante observar os diferentes comportamentos interpretativos de alunos com idades distintas e perceber como eles se complementam.


Breve descrição das actividades:

Antes da leitura
-Projecção do título da obra fazendo uso de um datashow e apresentação da árvore da poesia: é explicado às crianças que a obra a ser lida é uma obra de poesia e questionam-se os presentes acerca dos seus hábitos leitores relativos a textos desta natureza. Após esta pequena partilha oral é pedido às crianças que escrevam numa flor (flores essas que se encontram dentro da caixa da natureza e que são distribuídas por todos) uma ou duas palavras que para elas defina poesia. Essas flores são penduradas na árvore da poesia. 
- Projecção de 4 ilustrações seleccionadas e discussão oral dos seguintes tópicos presentes numa espécie de uma Ficha Literária da Ilustração: o que vemos, o que sentimos, o que não vemos mas percebemos, qual será a sua história e uma legenda para a ilustração.


Durante a leitura:
- Leitura expressiva de 6 poemas seleccionados: Ramo, Dádivas, Outono, Resina, Palavra "árvore" e Livros. A leitura destes poemas será acompanhada da sua projecção e da respectiva ilustração. No final da leitura de cada um deverá procurar-se gerar uma discussão oral sobre a(s) sua(s) interpretação(ões) e sobre a forma como uns se relacionam com os outros e com o próprio título da obra. 

Depois da leitura:
- Escrita criativa: os alunos serão convidados a escrever um acróstico com a palavra "ÁRVORE" e a registá-lo num cartão previamente preparado para o efeito. 

Algumas fotos dos materiais e da actividade...


A Caixa da Natureza

Conteúdo da caixa da natureza: flores e cartões

Cartão para o acróstico

A Árvore da Poesia

O que é a poesia?

Leitura e projecção dos poemas


Distribuição dos cartões para os acrósticos

Escrita dos acrósticos



0 comentários:

Enviar um comentário