Autor: João Pedro Mésseder
Ilustrador: Horácio Tomé Marques
Editora: Trampolim
Distinção do Júri do Prémio Nacional de Ilustração 2009
Turmas participantes e datas:
2º e 5º anos (24 de Março de 2011)
Esta actividade realizou-se no âmbito da Semana da Leitura e era de entrada livre. Foi muito interessante observar os diferentes comportamentos interpretativos de alunos com idades distintas e perceber como eles se complementam.
Breve descrição das actividades:
Antes da leitura
-Projecção do título da obra fazendo uso de um datashow e apresentação da árvore da poesia: é explicado às crianças que a obra a ser lida é uma obra de poesia e questionam-se os presentes acerca dos seus hábitos leitores relativos a textos desta natureza. Após esta pequena partilha oral é pedido às crianças que escrevam numa flor (flores essas que se encontram dentro da caixa da natureza e que são distribuídas por todos) uma ou duas palavras que para elas defina poesia. Essas flores são penduradas na árvore da poesia.
- Projecção de 4 ilustrações seleccionadas e discussão oral dos seguintes tópicos presentes numa espécie de uma Ficha Literária da Ilustração: o que vemos, o que sentimos, o que não vemos mas percebemos, qual será a sua história e uma legenda para a ilustração.
Durante a leitura:
- Leitura expressiva de 6 poemas seleccionados: Ramo, Dádivas, Outono, Resina, Palavra "árvore" e Livros. A leitura destes poemas será acompanhada da sua projecção e da respectiva ilustração. No final da leitura de cada um deverá procurar-se gerar uma discussão oral sobre a(s) sua(s) interpretação(ões) e sobre a forma como uns se relacionam com os outros e com o próprio título da obra.
Depois da leitura:
- Escrita criativa: os alunos serão convidados a escrever um acróstico com a palavra "ÁRVORE" e a registá-lo num cartão previamente preparado para o efeito.
Algumas fotos dos materiais e da actividade...
- Projecção de 4 ilustrações seleccionadas e discussão oral dos seguintes tópicos presentes numa espécie de uma Ficha Literária da Ilustração: o que vemos, o que sentimos, o que não vemos mas percebemos, qual será a sua história e uma legenda para a ilustração.
Durante a leitura:
- Leitura expressiva de 6 poemas seleccionados: Ramo, Dádivas, Outono, Resina, Palavra "árvore" e Livros. A leitura destes poemas será acompanhada da sua projecção e da respectiva ilustração. No final da leitura de cada um deverá procurar-se gerar uma discussão oral sobre a(s) sua(s) interpretação(ões) e sobre a forma como uns se relacionam com os outros e com o próprio título da obra.
Depois da leitura:
- Escrita criativa: os alunos serão convidados a escrever um acróstico com a palavra "ÁRVORE" e a registá-lo num cartão previamente preparado para o efeito.
Algumas fotos dos materiais e da actividade...
A Caixa da Natureza |
Conteúdo da caixa da natureza: flores e cartões |
Cartão para o acróstico |
A Árvore da Poesia |
O que é a poesia? |
Leitura e projecção dos poemas |
Distribuição dos cartões para os acrósticos |
Escrita dos acrósticos |
0 comentários:
Enviar um comentário