quinta-feira, 24 de março de 2011

Aventuras: Uns óculos para a Rita, de Luísa Ducla Soares

Obra: Uns óculos para a Rita
Autor: Luísa Ducla Soares
Ilustrações: Olé Design
Editora: Civilização

Livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura para o 1º ano de escolaridade, destinado a leitura orientada na sala de aula.

Turma participante e data:
1º ano (3 de Novembro de 2010)

Breve Apresentação das Actividades: 

Antes da Leitura:
- A Caixa da Rita: apresentação da caixa, explicando aos alunos que dentro dela a Rita, personagem principal da história, guarda alguns objectos que a lembram de um momento importante da sua vida. Cada um desses objectos é retirado da caixa e as crianças devem identificá-lo e tentar explicar de que forma é que ele poderá ser relevante para a protagonista. Será também importante que as crianças consigam explicar como é que os objectos se relacionam uns com os outros. Os objectos que se encontram dentro da caixa são os seguintes: uns óculos, umas lentes de contacto, letras, um teste de visão, botões e uma formiga.
- Quadro com o título da obra: fazendo uso de um quadro magnético e de pequenas letras, vai-se construindo o título da obra para que seja lido pelas crianças.

Durante a leitura:
-Leitura expressiva da obra com paragens para fazer referência às ilustrações e para questionar o lido. 

Depois da leitura:
- Óculos para todos os gostos: é dado a cada aluno um molde de uns óculos com um cartão preso, no qual se pode ler "Óculos para". As crianças deverão dizer, e escrever no cartão, para que situação utilizariam aqueles óculos. Posteriormente, deverão ornamentar o seu par de óculos de acordo com a situação escolhida. 

 Aqui ficam algumas fotos.


Quadro com o título da obra e A Caixa da Rita

Interior da Caixa da Rita

Conteúdo da Caixa da Rita

Óculos para todos os gostos em exposição





0 comentários:

Enviar um comentário