segunda-feira, 23 de maio de 2011

Aventuras: O mistério da rainha roxa, Evandro e Márcia Morgado

Obra: O mistério da rainha roxa
Autor: Evandro e Márcia Morgado
Ilustrador: José Carlos Torre
Execução gráfica: Tilgráfica


Este livro foi apresentado ao público no  I Congresso de Literatura Infanto-Juvenil e Novas Tecnologias (LITERATIC), no dia 7 de Maio de 2011, aquando da Feira do Livro de Braga.

Esta obra faz-se acompanhar por uma pen drive em jeito de complemento pedagógico e educativo, contendo esta uma aplicação que inclui  o audiolivro, o e-book, o livro multimédia, jogos pedagógicos interativos, recursos educativos (para imprimir), uma aplicação de Realidade Aumentada, etc.

Turmas participantes e datas:
Turmas do 3º e 4º anos do Pico (16 e 31 de Maio de 2011)

Breve descrição das actividades:

Antes da leitura:
- Caixa Mistério: dentro de uma caixa é colocada uma teara, uma boneca vestida com um vestido de princesa/rainha roxo e um saquinho roxo com utensílios de princesa/rainha. A caixa é apresentada às crianças, sendo-lhes perguntado qual o papel daquela personagem na história a ser lida e para que servirão os objectos que a acompanham.
- Realidade Aumentada: fazendo uso do software que acompanha o livro, é apresentado aos alunos o quarto da personagem principal da obra. Clicando nos óculos 3D, abrimos uma janela que utiliza a câmara do computador e nos coloca neste cenário. De seguida, passamos os cartões que acompanham o livro em frente à câmara e a personagem principal, a Regina, aparece em desenho animado e com som, na imagem junto a nós, em diversas situações do seu dia a dia. À medida que vamos mostrando estas situações, pedimos às crianças que tentem relacioná-las, criando um possível enredo da história.

Durante a leitura:
- Leitura da obra, por parte da professora, com recurso ao livro multimédia projectado e ao livro físico. Esta leitura é acompanhada de paragens em momentos oportunos para se debater alguma questão de interpretação ou ligada a vocabulário. 

 
Depois da leitura: 
- Questionário interactivo: fazendo mais uma vez uso do software referido anteriormente, preenchemos, em grande-grupo, o questionário sobre aspectos da história para descobrirmos a "percentagem" de atenção com que estivemos a ouvir a história.
- Baralho Mistério: é apresentado aos alunos um baralho que se intitula "Baralho Mistério". Este baralho servirá para fornecer às crianças a segunda parte do título de uma história que irão criar. Sendo assim, todos os alunos têm a primeira parte do título, que é "O mistério do(a)..." (aludindo ao título da história lida) e, baralhando as cartas e tirando uma à sorte, ficam a conhecer a segunda parte. Com base naquele título irão construir uma história. Estas histórias serão compiladas numa obra intitulada "Histórias de mistério".




Caixa Mistério

Interior da Caixa Mistério

Pen drive e cartões para a aplicação de Realidade Aumentada (acompanham a obra)

Baralho Mistério


0 comentários:

Enviar um comentário