sexta-feira, 13 de maio de 2011

Aventuras: Os Guardiões das Florestas, Evandro e Márcia Morgado

Obra: Os Guardiões das Florestas
Autor: Márcia e Evandro Morgado
Ilustrador: Sebastião Peixoto
Editora: Opera Omnia


Antes de falarmos sobre o trabalho realizado com esta obra nas Aventuras de Leitura e Escrita fiquem com o vídeo de apresentação da mesma.





Turma participante e data:
3º ano (11 de Maio 2011) 

Breve descrição das actividades:

Antes da leitura:
- Maquete da floresta: é apresentada aos alunos uma pequena maquete de uma floresta que surge em cima de algo que não lhes é explicado imediatamente o que seja. Pede-se às crianças que nos digam o que sentem quando caminham na floresta ou quando nela pensam. As suas respostas são registadas em pequenas folhas de árvore que são coladas nas árvores da floresta.
- Book talk: o livro é apresentado às crianças, referindo-se os seus autores e ilustrador, bem como o seu título. Partindo deste último, procura-se trabalhar oralmente o conceito de guardião, tentando descobrir quem serão estes guardiões das florestas.
- Filme de apresentação da obra: fazendo uso de um quadro interactivo ou de um projector, é mostrado às crianças um vídeo de apresentação da obra. No final do visionamento é colocada a questão que aparece no vídeo: achas-te capaz?

Durante a leitura:
- Leitura expressiva da obra, com paragens oportunas para colocar questões e para enunciar/ repetir os 10 mandamentos da irmandade.

Depois da leitura:
- Blogue dos guardiões: visita ao blogue associado à obra e inscrição de todas as crianças como membros da Irmandade dos Guardiões das Florestas. Posteriormente, será dado às crianças um cartão de membro desta mesma Irmandade.
- Uma carta à floresta: é revelado às crianças o que é aquilo no qual a floresta estava apoiada: trata-se de uma caixa de correio, intitulada Correio Florestal. Nesta caixa do correio, as crianças deverão depositar uma carta que escreverão à floresta. Estas cartas serão posteriormente digitalizadas e enviadas para o e-mail dos Guardiões. Estas serão também compiladas numa espécie de livro ao qual será dado o nome de Livro de Correspondência.


Fotografias desta actividade...

Maquete da Floresta e Caixa do Correio Florestal

Pormenor da maquete da floresta

Pormenor da Caixa do Correio Florestal

Maquete com as árvores já com as folhas onde estão inscritas as sugestões dos alunos



Referência ao link para o vídeo de apresentação da obra

Blogue dos Guardiões: inscrição na Irmandade


0 comentários:

Enviar um comentário