sexta-feira, 6 de maio de 2011

Aventuras: A minha 1ª República, José Jorge Letria

Obra: A minha 1ª República
Autor: José Jorge Letria
Ilustrador:Afonso Cruz
Editora: Dom Quixote

Trabalho integrado nas comemorações do Centenário da República.


Turmas participantes e datas:
5º ano - 3 turmas (10, 14, 15, 16, 17 e 21 de Fevereiro de 2011)

Esta obra foi tratada em contexto da sala de aula, em colaboração com a professora titular das turmas. O trabalho com a mesma decorreu em 3 blocos de 90 minutos, em cada turma.

Breve descrição das actividades:

Antes
- Reconto: tendo em conta que os alunos leram autonomamente a obra antes do trabalho com a mesma, procedeu-se à apresentação de uma caixa denominada Memórias da República. Dentro da mesma encontravam-se as ilustrações da obra, através das quais os alunos fizeram o reconto oral da história, à medida que as ilustrações iam sendo coladas no quadro de forma sequencial.

Durante
- Leitura de partes fundamentais da obra, feita pelos alunos. Durante esta leitura houve momentos de discussão oral de determinados aspectos e de vocabulário. Houve também partilha de memórias por parte da professora titular, bem como partilha de histórias que as crianças tinham ouvido dos seus pais e outros familiares.

Depois
- Mapa da história: os alunos foram agrupados em grupos de três e em pares para preencherem uma tabela onde se encontravam enunciadas as cinco categorias da narrativa. A cada grupo foi atribuído um capítulo e, tendo este como base, deveriam recolher informação para preencher a dita tabela. Após o seu preenchimento, um representante de cada grupo deveria apresentar oralmente o trabalho ao grupo-turma.
- Reescrita: cada grupo deveria acrescentar na sua tabela um novo elemento em cada uma das categorias. Depois de realizada esta tarefa, o grupo teria de fazer uma reescrita do seu capítulo incluindo o novo elemento. No final, cada turma tinha uma reescrita da obra completa, sendo assim, e visto que estiveram envolvidas nesta actividade três turmas, no final ficamos com  três versões diferentes da mesma obra que foi reunida numa única obra intitulada Memórias da República

Materiais utilizados e obra criada em exposição nos Encontros com a Leitura

0 comentários:

Enviar um comentário