Autor: João Pedro Mésseder
Ilustrador: Gémeo Luís
Editora: Deriva
Livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura.
Turmas participantes e datas:
1º ano (16 de Fevereiro e 31 de Março de 2011)
Breve descrição das actividades:
Antes:
- Apresentação de um pequeno aquário, explicando que é nele que se passa toda a história que vamos ler. Esse aquário tem dentro alguns peixes indiciando quais serão as personagens principais da obra. É pedido às crianças que atribuam um nome a esse aquário. O nome escolhido é escrito numa placa e esta é colocada no aquário.
- Guia de antecipação: este guia está registado num grande cartaz e visa a antecipação de informação e a formulação de hipóteses. As perguntas são colocadas às crianças e registadas neste guia que mais tarde, depois da leitura, será novamente consultado.
Durante:
- Leitura expressiva da obra acompanhada das ilustrações que vão sendo coladas num placard onde está representado um aquário.
Depois:
- Guia de antecipação: voltar ao guia e comparar as respostas prévias com a informação textual (exploração da ideia de tesouro físico ou emocional).
- Diagrama Venn: o diagrama tem a forma de dois aquários. É perguntado às crianças como se sentia o peixinho vermelho antes do peixe negro chegar ao aquário e depois da chegada deste. Trabalham-se assim questões relacionadas com a amizade, a descriminação e os sentimentos. As respostas das crianças são registadas em pequenos peixes que são colados nos respectivos aquários.
- Peixário de ideias: é apresentado às crianças um livro-caixa o qual se pretende que seja uma espécie de um "dicionário de ideias" sobre a amizade. As crianças devem escrever ideias sobre a amizade que serão armazenadas dentro deste livro para futura consulta.
1º ano (16 de Fevereiro e 31 de Março de 2011)
Breve descrição das actividades:
Antes:
- Apresentação de um pequeno aquário, explicando que é nele que se passa toda a história que vamos ler. Esse aquário tem dentro alguns peixes indiciando quais serão as personagens principais da obra. É pedido às crianças que atribuam um nome a esse aquário. O nome escolhido é escrito numa placa e esta é colocada no aquário.
- Guia de antecipação: este guia está registado num grande cartaz e visa a antecipação de informação e a formulação de hipóteses. As perguntas são colocadas às crianças e registadas neste guia que mais tarde, depois da leitura, será novamente consultado.
Durante:
- Leitura expressiva da obra acompanhada das ilustrações que vão sendo coladas num placard onde está representado um aquário.
Depois:
- Guia de antecipação: voltar ao guia e comparar as respostas prévias com a informação textual (exploração da ideia de tesouro físico ou emocional).
- Diagrama Venn: o diagrama tem a forma de dois aquários. É perguntado às crianças como se sentia o peixinho vermelho antes do peixe negro chegar ao aquário e depois da chegada deste. Trabalham-se assim questões relacionadas com a amizade, a descriminação e os sentimentos. As respostas das crianças são registadas em pequenos peixes que são colados nos respectivos aquários.
- Peixário de ideias: é apresentado às crianças um livro-caixa o qual se pretende que seja uma espécie de um "dicionário de ideias" sobre a amizade. As crianças devem escrever ideias sobre a amizade que serão armazenadas dentro deste livro para futura consulta.
Momento da leitura da obra com referência às ilustrações |
Aquário com nome atribuído pelas crianças |
Guia de antecipação (já preenchido) e placard para colar as ilustrações |
Diagrama Venn (antes e depois da chegada do peixe negro) |
Caixa onde são guardados os peixes para o diagrama |
Livro-caixa para guardar as ideias das crianças sobre amizade |
0 comentários:
Enviar um comentário