Obra: A Menina do Capuchinho Vermelho do séc. XXI
Autor: Luísa Ducla Soares
Ilustrador: Helena Simas
Editora: Livraria Civilização
Livro recomendado pelo Plano Nacional de Leitura para o 2º ano de escolaridade, destinado a leitura autónoma e/ou leitura com apoio do professor ou dos pais.
Turmas participantes e datas:
2º anos (30 de Março e 25 de Maio de 2011)
Breve descrição das actividades:
Antes
- Cesta literária: apresentar às crianças uma cesta com 4 fantoches (a avozinha, a capuchinho, o lobo mau e o lenhador) e um capucho vermelho e perguntar às crianças que história irão ouvir. Muito provavelmente a resposta será que irão ouvir a história da Capuchinho Vermelho. Aproveitando esta resposta pedimos que façam o reconto oral dessa mesma história.
- Brainstorming da figura do lobo: é apresentado um placard com a figura de um lobo e é pedido que digam características próprias desta figura nas histórias que conhecem. Essa informação é registada neste placard, ao qual se voltará mais tarde.
- Ilustrações da obra: é mostrado às crianças um cartaz com as ilustrações da obra (todas e organizadas de forma sequencial), sendo-lhes pedido que as observem e que nos contem a sua história.
Durante:
- Leitura expressiva da obra com recurso às ilustrações do cartaz anteriormente utilizado.
Depois:
- Brainstorming da figura do lobo: voltamos ao placard do brainstorming e este é completo com as novas ideias sobre esta figura adquiridas após a leitura da obra (trabalhar a desconstrução da figura do lobo).
- Diplomas: em conjunto, os alunos passam um diploma à Menina do Capuchinho Vermelho no século XXI e ao João por bom comportamento. Este diploma deve ser enriquecido com os adjectivos que caracterizam estas duas personagens (procedendo, assim, a uma caracterização de ambos).
- Escrita: respondendo ao apelo final da autora, "Digam lá vocês o que acham que ela resolveu", as crianças escrevem pequenos textos explicando qual foi a decisão da Capuchinho e o que aconteceu daí para a frente.
- Cesta literária: apresentar às crianças uma cesta com 4 fantoches (a avozinha, a capuchinho, o lobo mau e o lenhador) e um capucho vermelho e perguntar às crianças que história irão ouvir. Muito provavelmente a resposta será que irão ouvir a história da Capuchinho Vermelho. Aproveitando esta resposta pedimos que façam o reconto oral dessa mesma história.
- Brainstorming da figura do lobo: é apresentado um placard com a figura de um lobo e é pedido que digam características próprias desta figura nas histórias que conhecem. Essa informação é registada neste placard, ao qual se voltará mais tarde.
- Ilustrações da obra: é mostrado às crianças um cartaz com as ilustrações da obra (todas e organizadas de forma sequencial), sendo-lhes pedido que as observem e que nos contem a sua história.
Durante:
- Leitura expressiva da obra com recurso às ilustrações do cartaz anteriormente utilizado.
Depois:
- Brainstorming da figura do lobo: voltamos ao placard do brainstorming e este é completo com as novas ideias sobre esta figura adquiridas após a leitura da obra (trabalhar a desconstrução da figura do lobo).
- Diplomas: em conjunto, os alunos passam um diploma à Menina do Capuchinho Vermelho no século XXI e ao João por bom comportamento. Este diploma deve ser enriquecido com os adjectivos que caracterizam estas duas personagens (procedendo, assim, a uma caracterização de ambos).
- Escrita: respondendo ao apelo final da autora, "Digam lá vocês o que acham que ela resolveu", as crianças escrevem pequenos textos explicando qual foi a decisão da Capuchinho e o que aconteceu daí para a frente.
Cesta literária com fantoches |
Capuz vermelho |
Placard para o brainstorming da figura do lobo |
Cartaz com as ilustrações da obra |
Diplomas paras as duas personagens principais da obra |
Antecipação de ideias partindo das ilustrações |
Apresentação da obra depois do brainstorming da figura do lobo |
0 comentários:
Enviar um comentário